História

Desde 2002

Sempre atuante na área de direito penal, criminologia, vitimologia e ciências afins, o Dr Antônio Baptista Gonçalves tem carreira consolidada com diversos livros, artigos científicos, entrevistas e participações na mídia com larga contribuição para a comunidade jurídica.

Barra_Prata_Baixo.png
Barra_Prata_Cima.png
image.jpg

Dr. Antonio Baptista Gonçalves

Presidente da Comissão de Criminologia e Vitimologia OAB/SP – 242 subseção Butantã, Palestrante, Conferencista Nacional e Internacional, Escritor e Entrevistador.

“Hoje temos, além do estudo do criminoso, um olhar sobre o comportamento da vítima, ou seja, as situações em que a pessoa se coloca em risco e acaba sofrendo o ataque”, conta Antonio Baptista Gonçalves, fundador da comissão de Comissão de Criminologia e Vitimologia, criada na gestão 2016/2018 da OAB/SP.

Deixando claro que não se trata de culpar a vítima pelo crime, o especialista explica que o estudo do comportamento das pessoas é capaz de apontar atitudes que coloquem o indivíduo em maior risco potencial. “Nas redes sociais da internet, por exemplo, quando se aceita amizade com um desconhecido ou uma pessoa conhecida há pouco tempo no mundo real, pode-se abrir um leque de informações sobre a vida particular, colocando em risco sua segurança ou reputação. É necessário critério e cuidado que muitas pessoas não têm”, alerta.